19 de jan. de 2012

Vitamina C

Que a Vitamina C faz parte do grupo de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo e que protege contra baixa imunidade, acredito que todo mundo já sabe. Mas o que nem todos sabem é que a Vitamina C é importante elemento na prevenção do envelhecimento da pele. Por isso o meu segredo de beleza de hoje é:

Consumo Vitamina C todos os dias!


Se vocês pararem pra pensar, lembrarão que são vários os cosméticos que incluem a Vitamina C em sua composição.


Ocorre que passar a Vitamina C apenas externamente é muito importante, mas não é suficiente, sendo necessário cuidar da sua manutenção também no interior do organismo, até porque também está comprovado que a Vitamina C também protege contra doenças cardiovasculares e oculares, sem falar que sua carência causa uma doença fatal, o escorbuto, cujos sintomas são inchaço, dores nas articulações, hemorragia nas gengivas e feridas que não cicatrizam.

Enfim,  em relação à ingestão da Vitamina C ajudar no combate ao envelhecimento da pele, há um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition que examinou as relações entre a ingestão de nutrientes e o envelhecimento da pele em 4.025 mulheres, com idade entre 40 e 74 anos, concluindo que a ingestão de vitamina C mais elevada estava associada a uma menor probabilidade de ter uma aparência enrugada e a pele ressecada.

Isso ocorre porque o ácido ascórbico - substância contida na vitamina C - é um excelente antioxidante, que combate os radicais livres e previne o envelhecimento das células, além de ter um efeito clareador sobre a pele.

É bom lembrar que os alimentos cítricos são ruins para quem tem problemas gástricos.

Com eu tenho os tais problemas gástricos, fica difícil incluir a quantidade diária necessária de Vitamina C em minha alimentação, por isso eu faço uso de comprimidos, com orientação médica.

É bom lembrar que A ANVISA se limita a 1000mg/dia como consumo máximo seguro da vitamina C. Abusar desse nutriente pode provocar diarréia osmótica, distúrbios gastrointestinais, aumento da excreção de oxalato - responsável pela formação de cálculo renal - e aumento da excreção de ácido úrico".

Bjokas

2 comentários:

CI SENHORITA l POR MICHELLE FERNANDA disse...

oii seguindo aqe flor
mt lindo seu blog
http://mifeernanda.blogspot.com/

Brigitte disse...

Obrigada linda! Bjokas